NACE

Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares. As pesquisas deste grupo visam o desenvolvimento das Artes Cênicas, tanto na melhoria da qualidade artística, quanto na melhoria da qualidade do ensino da arte.

Acreditamos ser a compreensão estética uma construção social, pois as idéias articuladas durante as leituras artísticas engendram conhecimentos humanos, não necessariamente artísticos, mas, também referente à produção tecnológica, importante para a melhoria da qualidade de vida humana, seja na área da saúde, educação, produção agrícola, etc.

Assim sendo, tanto os processos criativos quanto os de ensino e aprendizagem da arte podem proporcionar aos indivíduos a capacidade de humanização. Reconhecendo-se como pessoas criativas, sensíveis, responsáveis, possuidores de ética e respeitadores da diversidade sócio-cultural. No contato com o fazer e fruir artístico poderão conciliar a elaboração de idéias e emoções, de maneira sensível, imaginativa e estética. Fazendo com que cada ser humano perceba-se como ser simbólico e social, possuidor da capacidade de pensar e se expressar através de símbolos visuais e áudio-visuais com capacidade de transformação e no contato com os símbolos de sua própria produção e na apreciação da produção artística dos outros, poderá aumentar a sensibilidade consciente do fato de ser, estar e agir no mundo.

Estabelecemos a noção da leitura estética compreendida como um elemento fundamental, essencial, no processo educacional, e para que tenha significado para a vida, se faz necessário ampliar nossas concepções sobre esse assunto discutindo com as pessoas envolvidas com a criação artística e com o ensino da arte, trocando idéias sobre pesquisas na área da Arte em Congressos, Seminários e Encontros, no Brasil e no mundo.

1 Response to "NACE"

  1. donda albuquerque says:
    4 de maio de 2010 às 16:25

    Ficou bem legal o blog, tu pode pegar umas fotos com o Erick para postar aqui tbm, eu vou gravar um cd com os vídeos que eu tenho aqui no PC.

    Xeru!

Postar um comentário